sábado, 13 de outubro de 2007

Lagoa de Itaenga

História

Lei Estadual 4966 de
20 de dezembro de 1963 cria o município de Lagoa de Riacho (Itaenga), desmembrado do município de Paudalho, tendo como sede o distrito de mesmo nome, elevado à categoria de cidade. (Imprensa Oficial, p. 325-326, 1963)
Fonte: CEHM - FIAM. Calendário Oficial de Datas Históricas dos Municípios do Interior de Pernambuco. Recife: Centro de Estudos de História Municipal, 1994.

Geografia

Localiza-se a uma
latitude 07º56'10" sul e a uma longitude 35º17'25" oeste, estando a uma altitude de 183 metros. Sua população estimada em 2004 era de 22 052 habitantes.
Possui uma área de 62,722 km²

Turismo

A cidade é conhecida por sua tradicional Festa de
São Sebastião, por sua Corrida de Jericos anual e, mais recentemente, por ser a cidade natal da modelo Rhaisa Batista, que virou celebridade local após despontar para o mundo da moda internacional.
Lagoa de Itaenga é uma cidade muito rica culturalmente, devido a enorme diversidade de artistas que existe, nela podemos encontrar cantadores de viola,
maracatus (com destaque Leão da Serra, um dos mais antigos da região), grupos de teatros, equipes de quadrilhas, côco-de-roda, mamulengos (com destaque ao Zé Divina, um dos únicos do mundo), etc. Suas festas culturais são destaques na região principalmente no São João com os shows das bandas e o famoso Côco-de-roda, cantado por Bio Caboclo. A festa do Jerico é outra atração de grande destaque, que atrai gente de todo estado, em setembro, a festa é tradicional assim como a festa do Padroeiro São Sebastião realizada no dia 20 de Janeiro.

Um comentário:

Unknown disse...

minha tia e minha vo mora em lagoa de intaenga ai e um 10%de todas a festa que tem ai eo vol dia17 de setendro para a corrida do girico com as bandas pricipas forro de muido e eotcha